Deus supre nossas necessidades

Hoje queremos ver que é na Palavra de Deus que encontramos uma das promessas mais preciosas e importantes para nós. Ela está em Filip 4:19.(Leia o texto). Já imaginou que faz parte do cuidado de Deus suprir nossas necessidades? Todas elas podem ser supridas, pois Deus é todo poderoso e quer nos ver muito felizes.

Mas, será que estamos diante de uma promessa condicional ou incondicional? Isto é, será que essa promessa é como um cheque em branco que qualquer pessoa pode sacar ou ela tem um destinatário, um portador definido? Será que qualquer pessoa pode contar com essa promessa ou apenas algumas pessoas? Para entender isso vamos analisar alguns detalhes do contexto – leia Filip.4:14 a 19

1 – O CONTEXTO DA PROMESSA - Os filipenses foram generosos com Paulo, quando ele esteve em dificuldades financeiras. Graças, então, aos filipenses, o apóstolo está agora suprido: não precisa de nenhuma oferta a mais. Seus irmãos tinham colocado em pratica o ensino de Jesus, segundo o qual é melhor oferecer do que receber – Leia Atos 20:35 . Agradecido aos filipenses, Paulo não tinha nada para lhes dar em retribuição. Então, deu-lhes sua bênção-: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (verso 19). Não podemos separar a promessa do seu contexto. Esta é uma promessa para doadores. Para pessoas que investem no Reino de Deus. Esta promessa é o que Deus faz em retribuição pelo gesto da entrega. Então essa é uma promessa condicional – tem destinatários definidos. Se você é um doador, de seu tempo, talento, dinheiro, amor e atenção para o Reino, então Deus irá suprir você quando estiver em necessidades.

2- OS TERMOS DA PROMESSA - vamos analisar cada expressão para entender melhor:

“O MEU DEUS”. O Deus da Bíblia, é um Deus pessoal. Jesus se tornou homem para mostrar isso – homens podem se relacionar com Deus. Deus pessoal quer dizer um Deus que se relaciona. Podemos falar com Ele. Podemos ouvi-lo falar conosco.

“HÁ DE SUPRIR”. – Onde há uma necessidade, Deus entra em ação. Ele tira dos seus depósitos os recursos necessários. E seus depósitos são inesgotáveis. É com o verbo “suprir” que Ele sustenta o universo. É com este verbo que Ele supre a cada um de nós. Suprir é encher de novo; é acrescentar o que falta. Se você já sentiu Deus te suprir diga amem! Veja um exemplo de como Deus supriu Jacó. – Jacó errou com o irmão, precisou fugir para não morrer e pediu a proteção de Deus. Durante 20 anos ele sentiu que Deus estava suprindo cada uma de suas necessidades, e quando estava voltando para sua terra e teria que enfrentar o irmão, fez esta oração: Leia Gen. 32:9-10. Saiu só com um bastão e voltava muito rico – família e bens materiais. Deus o supriu. Esaú, seu irmão, foi testemunha do suprimento de Deus para com Jacó – Leia Gn.33:8-11. Você crê que Deus pode fazer isso hoje também com todos que fizerem como Jacó – andarem nos caminhos do Senhor fazendo Sua vontade?

“DE ACORDO COM SUAS GLORIOSAS RIQUEZAS” - Na proporção do que Ele tem.Imagine um homem muito rico. Você tem uma causa nobre e lhe pede uma doação. E ele lhe dá cinco reais, na verdade, uma esmola em função dos recursos que tem. Ele lhe deu DAS suas riquezas, mas não DE ACORDO COM suas riquezas. Se ele desse DE ACORDO COM suas riquezas, seria uma doação muito mais generosa. Deus não nos dá de acordo com o que pedimos, mas DE ACORDO COM as suas riquezas, que vão além do material e do físico- o suprimento é também emocional e espiritual.

“VOSSAS NECESSIDADES”. Que necessidades Deus supre? Que são necessidades? Necessidade é tudo o que for essencial para manter a vida humana. Muito do que achamos ser necessidade é luxo, vaidade, extravagância e isso creio que Deus não tem que suprir. Deus supre as necessidades que Ele considera como sendo necessidades. Nós confundimos desejos com necessidades; Ele, não. Deus, então, supre as necessidades que passam pelo seu crivo. Ele sabe do que precisamos. Veja o que nos diz o Salmo 34.10 –Quanto tiver uma necessidade faça o que nos diz Hebreus 4:16

CONCLUSÃO: Se a Palavra de Deus nos mostra que Deus pode e quer nos suprir, o que podemos fazer para ser supridos por Deus?– 4 coisas:

1. Reconheça que tudo de bom que lhe acontecer é bênção de Deus para suprir você. Não creia no acaso, nem que é fruto de sua própria capacidade ou inteligência. Honre a Deus e as bênçãos serão grandiosas.

2. Peça a Deus que abençoe você. Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que vão a Ele confiantemente. Pratique Filipenses 4.6

3. Abençoe os outros sendo canal de Deus para suprir suas necessidades. Pratique o princípio de suprir outros com alegria – 2 Cor. 9:7 – Recebeu de graça? Dê de graça. Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que suprem os outros.

4. Fortaleça-se no poder de Deus. Deus precisa de pessoas fortes para usar como fonte de suprimento para muitos outros. Porém Ele é quem abastece a fonte. Veja Efésios 3:16. Busque ser cheio diariamente do poder de Deus pela comunhão na Palavra e oração.

 Escrito por Pr. Marcos Barros
Esta entrada foi publicada em Textos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.